DEZ RAZÕES PARA VOCÊ APRECIAR VINHO

 

Por que alguém bebe vinho? Você já se fez esta pergunta? Se pararmos para pensar sobre os motivos que nos levam a apreciar vinho, dificilmente a resposta seria simples. Aliás, poderíamos enumerar diversas razões para abrir e degustar uma garrafa de vinho. Caso você nunca tenha parado para pensar sobre o tema, veja alguns bons motivos para beber vinho.

1 – SAÚDE: Já são anos e anos de estudos científicos comprovando os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde humana. Para citar apenas alguns exemplos,running-runner-long-distance-fitness-40751 o vinho ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, gástricas, ósseas e até câncer. Cada vez mais há provas de que uma dieta com vinho traz inúmeros benefícios.

2 – DIETA EQUILIBRADA: O consumo moderado de vinho faz parte das dietas mais equilibradas e indicadas para quem quer manter-se saudável por muito tempo. Recentemente, estudos apontaram que quem consome vinho regularmente tem tendência menor de ganhar peso. Outras pesquisas dizem ainda que uma taça de vinho pode equivaler a uma hora de exercício – devido aos efeitos nos músculos e coração.

3 – JUVENTUDE: O vinho possui grande quantidade de compostos antioxidantes que fazem bem para o organismo e ajudam, entre outras coisas, a “manter o corpo mais jovem”, evitando o envelhecimento precoce das células. Sua ação pode ser sentida até mesmo na pelo.

4 – SENSUALIDADE: Diante de fotos de indivíduos que haviam bebido vinho e outras de gente sóbria, pesquisadores pediram que algumas pessoas dissessem quais as imagens dos mais atraentes. pexels-photo-312080O resultado? O maior número de votos foi para quem havia tomado ao menos uma taça.

5 – RELAXAMENTO: Inegavelmente uma taça serve para relaxar após um dia cansativo de trabalho, no entanto também já há estudos mostrando que é possível dormir melhor quando ingerimos vinho junto às refeições noturnas.

6 – ETIQUETA: Diferentemente de outras bebidas, o vinho costuma ter algumas “regras de conduta” na hora de ser servido e consumido. Tudo faz parte de uma tradição e conhecer essa etiqueta ajuda-nos a ter boas maneiras não somente quando se trata de vinho.

7 – SOCIABILIDADE: O vinho tende a ser uma bebida social. Apesar de podermos consumir sozinhos em algumas ocasiões, uma garrafa geralmente pede para ser compartilhada. Dividir um vinho é dividir uma experiência, uma momento, um deleite mútuo.

8 – CULTURA: Beber vinho, de certa forma, está atrelado a um determinado conhecimento e cultura. Basta pensar que cada produtor e cada rótulo possuem uma rica história. E mesmo escolher um vinho a esmo acaba requerendo uma dose de saber e educação prévias. O enófilo sempre está querendo aprender mais.

9 – ROMANCE: Em um encontro, o vinho sempre será a bebida selecionada. Tudo conspira a favor dele nessas ocasiões: o ritual do serviço, pexels-photo-332047a sensualidade da bebida servida em taças, o teor alcoólico na medida certa, a garrafa compartilhada etc.

10 – CELEBRAÇÃO: Sim, o vinho pode ser uma bebida de meditação também, mas se voltarmos na história, ele era a bebida das celebrações. Cada momento importante de nossas vidas costuma ser marcado pela abertura de um rótulo especial, selecionado para aquele momento, que, junto com ele, será eternizado em nossas memórias.

Seleção de outubro 17

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: