TEMPERATURA DO VINHO

Muitas pessoas se preocupam se vão ficar carecas ou gordas, eu me preocupo com a temperatura do vinho.

Triste, eu sei. Não me entenda mal, eu também me preocupo se vou ficar careca ou gordo, mas a temperatura em que o vinho é servido é uma fonte constante de frustração para mim. O problema é que, com muita frequência, servimos vinho branco muito gelado e tinto sem gelar o suficiente.pexels-photo-391213

Quando você serve o vinho muito gelado, corre o risco de esconder todos os aromas e sabores agradáveis, assim como de alterar a textura do vinho. Do mesmo modo, se servir um vinho morno, verá que o álcool se torna muito mais óbvio e rapidamente desequilibra a bebida.

Embora a temperatura errada possa melhorar alguns vinhos de qualidade inferior, compreenda que isso não é bom nem para você nem para o vinho, especialmente se você gastou um pouco a mais.

Prestar atenção na temperatura do vinho é muito importante – você encontra abaixo uma lista de temperaturas para servir, que recomendo. Mas, se você tem pouco tempo e precisa alterar rapidamente a temperatura de um vinho, eis aqui, algumas dicas que podem ajudar a apressar o processo:

  1. O modo mais rápido de esfriar um vinho é encher um balde de gelbalde de geloo pela metade e preencher o restante com água fria. Gire a garrafa no gelo sem parar por 10 minutos, ponto em que seu vinho já deverá estar frio. Deixe por mais alguns minutos, se quiser o vinho bem gelado mesmo.
  2. Igualmente, se você tirar uma garrafa de vinho da geladeira e notar que está fria demais, sirva um pouco em sua taça e, colocando as mãos em volta dela, gire o vinho na taça. A temperatura das mãos vai esquentar o conteúdo da taça bem depressa.
  3. Uma última dica: eu nunca diria para se colocar o vinho no forno de micro-ondas, no freezer ou sob a água quente de uma torneira. Não quer dizer que eu nunca tenha feito isso – apenas não recomendo. O vinho não gosta de oscilações drásticas de temperatura.

 

TEMPERATURAS PARA SERVIR

Apesar de não haver regras explícitas quanto à temperatura de vinho, estas abaixo funcionam bem.

  1. Bem gelado: Champanhe sem safra, espumante, Sauvignon Blanc, Riesling, rosé, muitos vinhos brancos italianos e espanhóis, combinações de branco sem madeira, manzanilla e xerez fino devem todos ser servidos frios, entre 8 ºC e 10 ºC.
  2. Frio: Champanhe com safra, vinhos brancos mais encorpados como Chardonnay, Semillon, Viognier, Gewurztraminer, Gruner Veltliner e Pinot Gris; tintos como Pinot Noir, Beaujolais; e a maioria dos vinhos doces é ótimo se servido com um frio mais suave entre 11 ºC e 15 ºC.
  3. Temperatura ambiente: Tintos de corpo médio a alto e vinhos fortificados devem ser servidos em torno de 15 ºC a 17 ºC. Evite instruções que sugiram servir o vinho em temperatura ambiente, já que isso pode variar drasticamente dependendo do lugar onde você mora.2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: